top of page
DRENAGEM URBANA

A impermeabilização do solo em ambientes urbanos causa alterações no ciclo hidrológico, influenciando na ocorrência de inundações que, por sua vez, podem acarretar em contaminação por veiculação de doenças, dano na atividade econômica e perdas de materiais e vidas humanas. A drenagem urbana busca reverter o efeito da impermeabilização de superfícies por meio do gerenciamento da água pluvial.
Plano de Contenção de Inundações

Planos de contenção de inundações tratam-se de planos de ações de medidas estruturais e não estruturais para o controle e contenção de inundações. Essas ações são desenvolvidas a partir da investigação de quais medidas são aplicáveis ao controle de inundação, com base em modelagens hidrológicas e hidrodinâmicas além dos valores sociais, ambientais e econômicos envolvidos.
Mapeamento de Áreas de Inundação

O mapeamento das áreas suscetíveis a inundações é a primeira medida necessária para orientar a ocupação do espaço urbano como medida preventiva para minimizar os impactos gerados por eventos de chuva extremos. Com base no mapeamento, o zoneamento estabelece regras de ocupação e orientação que se relacionam com o Plano Diretor Urbano, criando assim um processo de médio e longo prazo para mitigar estes problemas dentro de uma ação preventiva.
Bacias de Retenção e Detenção

As bacias de retenção e detenção são medidas estruturais feitas para minimizar o impacto de inundações em meios urbanos. São construídas com o objetivo de repor ou aumentar o armazenamento perdido pela alteração do uso e ocupação do solo (urbanização ou agricultura) para retardar a taxa de resposta do escoamento superficial das áreas pavimentadas e do sistema de drenagem artificial (tubos, canais).
Micro e Macrodrenagem Pluvial

Os sistemas de drenagem urbana são classificados de acordo com suas dimensões em sistemas de microdrenagem e sistemas de macrodrenagem. Os sistemas de microdrenagem são aqueles desenvolvidos para drenar e conduzir a água da chuva vinda de construções, lotes, parques, ruas, praças, etc. A macrodrenagem corresponde aos sistemas naturais de drenagem, como rios e córregos, onde o escoamento é topograficamente bem definido. Além disso, as redes de macrodrenagem podem receber obras que as complementam como barragens, diques e canalizações. Em resumo, as redes de microdrenagem são aquelas responsáveis por captar e conduzir a água pluvial para as redes de macrodrenagem, sendo assim, é sempre muito importante as redes de drenagem sejam dimensionadas corretamente.
Dimensionamento de Sistemas de Drenagem

O dimensionamento de sistemas individuais de drenagem ou controle na fonte, atua sobre lotes, praças e passeios. O desenvolvimento desses sistemas de drenagem pode ser feito por meio de dispositivos que armazenem a água temporariamente ou que aumentam a área de infiltração. Esses dispositivos têm efeito localizado e permitem utilização mais eficiente do sistema de drenagem a jusante. São exemplos desses dispositivos: reservatórios, mantas de infiltração, pavimentos permeáveis, poços de infiltração, trincheiras de infiltração e valos de infiltração. A melhor escolha para utilização dos dispositivos é feita a partir de avaliação das características locais, selecionando o mais viável e realizando o dimensionamento adequado.
bottom of page