top of page
ENERGIA

Para a implantação de usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e centrais geradoras hidráulicas são necessários diversos estudos ambientais que envolvem o local de instalação, a disponibilidade hídrica local, análise histórica de vazões, estudo da área alagada, entre outros. A eficiência de operação destas obras também está diretamente relacionada a estudos como estes.
Inventário do Potencial Hidrelétrico de uma Bacia

O inventário do potencial hidrelétrico de uma bacia hidrográfica é um estudo muito importante, pois a partir dele é possível determinar o potencial hidrelétrico do corpo hídrico mediante a escolha da melhor alternativa de divisão de geração de energia. A partir do inventário é possível conhecer o potencial energético, auxiliando na decisão da escolha de turbinas, além de viabilizar o cálculo de custo-benefício para a implementação de Hidrelétricas, PCHs e CGHs.
Estudo de Previsão de Vazões

A partir de uma intensa quantidade de chuva em um rio, a sua calha de drenagem pode não conseguir absorver todo o volume de água e assim, causar enchentes que podem afetar as comunidades ribeirinhas e estruturas hidráulicas que existam ao decorrer do rio. O estudo de previsão de vazões previamente a construção de obras hidráulicas e em tempo real é uma ótima alternativa não estrutural para prever e reduzir os impactos causados pelas cheias de corpos hídricos, sendo muito importante para o dimensionamento e operação de usinas hidrelétricas.
Estudo de Viabilidade de Instalação de Hidrelétricas

Hidrelétricas são grandes obras hidráulicas que podem causar muitos impactos positivos e negativos nas áreas em que são construídas. Pensando nisso, o estudo de viabilidade de instalação dessas grandes obras visa analisar os impactos ambientais que podem ser causados com a sua construção, levando em consideração as comunidades ribeirinhas e a fauna e flora da área. Além disso, também é necessário que seja feito um estudo do potencial de geração de energia sobre o lucro que a obra hidráulica trará para os seus investidores.
Estudo de Eficiência de Operação de Barragens

As barragens que tem como objetivo armazenar água para a geração de energia elétrica necessitam de estudos que avaliem a sua eficiência de operação, como a verificação do melhor método para a geração de energia e o desempenho dos sistemas geradores de energia. Esses estudos devem levar em conta a demanda hídrica de abastecimento da barragem visando a máxima eficiência do sistema hidrelétrico.
bottom of page